Post's Anteriores =D

segunda-feira, 26 de março de 2007


Bem, agora que sabemos que a moda faz parte do nosso cotidiano podemos falar da história da moda...

Foi ao longo da segunda metade do século XIX que a moda realmente instalou-se. Com os processos tecnológicos em todas as áreas, a moda viveu até 1860 um período que Lipovetsky chama de "moda de cem anos": fase em que o sistema começa a se fragmentar e a se readaptar parcialmente. Foi ai que aparecem grandes costureiros como Mme. Coco Chanel , Charles Worth e Paul Poiret. Tambem há o surgimento de duas vertentes, a Alta Costura que se baseia na criação de luxo e sob medida, considerada o laboratório das novidades ( lançadores de tendências ), e a Confecção que é a produção em massa a um custo mais baixo e menor qualidade ( seguidores de tendência ). A moda agora passava a produzir coleções para cada época do ano com uma lógica serial industrial e desfiles de manequins com fins publicitários. A partir daí a moda se torna objeto de desejo e todos querem estar de acordo com ela. O seu estado emocional, sua personalidade e seu carácter podem ser revelados através do seu visual.

http://almanaque.folha.uol.com.br/moda_index.htm
http://www.dominiofeminino.com.br/moda/flavia_moda.htm

sexta-feira, 9 de março de 2007

A moda no século XIX


Já escolhi o meu assunto. :D Eu gosto muito de moda por isso me interessei bastante.

É impossível o sustento de qualquer cultura sem que expressemos de alguma forma aquilo que se passa dentro de nós. Uma sociedade não é completa sem que nos comuniquemos através dos cinco sentidos que supostamente temos. O ser humano, simplesmente, não existe sozinho. Dentro desta necessidade de comunicação está a Moda.
A moda predomina em todos os meios de comunicação da sociedade. Estamos adquirindo hábitos e nos transformando de diversas formas para se ajustar a realidade, estamos também produzindo e respondendo aos estímulos que nos rodeiam, estamos nos comunicando através da moda.